Resenha: Diário de Um Banana - Laryssa




Título: Diário de Um Banana;

Série: Diário de Um Banana #1;
Autor(a): Jeff Kinney;
Editora: Vergara & Riba Editoras Ltda
Páginas: 218;


Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos que são mais altos, mais malvados e já se barbeiam.
Em Diário de um Banana, o autor e ilustrados Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável.



Sempre que eu via esse livro, pensava: 'nunca vou ler isso, é para criança'. Até que um colega meu do curso de administração, o Felipe (obrigada, obrigada, obrigada, fofuxo!) disse que tinha a série inteira e que estava disposto a e emprestar.


Olhei bem para ele. O Fe não gosta de ler. Ele fica olhando para a parede quando eu e a Anne estamos falando de livros. E de repente, ele me solta: 'é muito bom mesmo, li em uma semana. '


Eu fiquei estática, e pensei comigo mesma que se até o senhor livros são pré-histórico gostou, eu devia ler.


E li. Em dois dias. Para ser mais exata, em umas 12 horas, se eu for somar.


E por mais ridículo que pareça, aprendi com o livro. O personagem principal, o Greg, é meio... Vamos dizer que ele não me pareceu muito simpático e solidário em um todo.


Na primeira página o personagem principal, fala exatamente como se imagina que um menino de onze ou doze anos fale. Ele coloca emoções como: raiva, indignação e birra. E isso é legal. Hoje em dia, nos estamos acostumados a ver crianças maduras, com pais separados, que precisam agir como adultas logo cedo. 

Mas o autor fez diferente. ele o deixou imaturo, fazendo coisas normais de infância, apronta muito, fica de castigo e é ingênuo, não gosta de ter responsabilidade. E tudo com maestria.


A narrativa que Kinney implica ao personagem é muito descontraída e sem meias verdades. Ele faz com que as emoções fiquem claras.


E os desenhos. Parabéns a quem os fez, não sei se foi o autor,  estão ótimos. No sentido de compreensão, porque até eu desenho melhor que aquilo. Eu acho. Porém, o importante é que eles podem ser compreendidos e deixam o livro bem mias interessante.


Em um todo, Diário de Um Banana, é um livro que não tem idade, ele é para qualquer um. Faz você rir, pensar que você é igualzinho ao Greg e que devia melhorar. Porque o Greg se desenvolve. Ele sofre algumas coisas durante a trama de sua história. Ele não fica mais maduro ou algo assim, mas realmente parece perceber que o mundo não gira ao redor dele.


E é realmente muito gratificante fechar um livro e pensar: 'eu sabia. ', sem que eu me irrite. Eu já pensava que aquilo ia acontecer, pelas pistas que o autor ia largando, mas quer saber? Quem liga? Eu amei. Um dos melhores livros desse ano. Posso dizer isso com toda a certeza.


Eu vou continuar a série? Sem sombra de duvida. Quero ver no que vai dar.


Aproposito, não houve um ÚNICO erro ortográfico ou gramático nesse livro. E olha que é para ser o diário de uma criança. Seria perdoável a editora relaxar. 

Porém, ela não relaxou. E ganhou a minha admiração. É o segundo livro dela que leio e até agora, nenhum defeito.


É isso. Vemo-nos.

Comentários

  1. Sepre tive vontade de ler essa série.. parece ser mutio boa.. só nao comprei pq os livros são caros.. o legal que é capa-dura.. da outro acabamento no livro... beijos

    Me visita?
    Guilherme Kunz
    www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi chata como vai, eu amei esse livro tambem nao é para menos eu desandei a da risada igual a uma louca ( mais do que eu sou) kkk, e por falar nisso tem um meme la no blog para vc ate ...

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Também tenho receio, ou melhor, tinha, de ler esse livro por ver ele como uma coisa muito infantil, consequentemente sem complexidade, no sentido, pelo menos, de ser uma história profunda e intensa, o que me atrai muito num livro. Mas vejo que vc se surpreendeu! Acho que vou ler sim, caso eu tenha oportunidade.
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Esse foi um dos livros que li logo depois de terminar Harry Potter.. Não sabia que era um série :OO
    Eu peguei emprestado de um amigo também, mas acho que ele só tem esse. :(
    Talvez se me der na telha (E eu tiver dinheiro), eu compro um exemplar pra mim.
    Faz tanto tempo, não me lembro de nada pra ser sincero. Nada exceto aos desenhos claro! kkkk'

    ResponderExcluir
  5. Sempre tive vontade de ler este livro. Agora vou começar a ler, a forma de exposição me incentivou a ler, será divertido acredito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá leitor!!!
Obrigada por dividir sua opinião :*
Saiba que seu comentário muito provavelmente vai me deixar (Laryssa) pulando de alegria (literalmente, sou beeeeem exagerada :p).
Se você quiser que ele seja respondido, deixe um link, caso contrário, eu o responderei aqui mesmo no blog, tudo na medida do possível.
Beijoooooos *-*

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Enquanto Houver Vida Viverei - Laryssa e Milena

Resenha: Letras Finais - Luís Dill - Gui

Resenha: A Outra Face - Deborah Ellis - Gui