{Resenha} Amigos Inimigos - Vanessa Martinelli - Lary

Olá pessoas! Hoje finalmente volto a escrever para o blog, com animo não totalmente renovado, porém com a personalidade em mudança. O livro sobre o qual vou falar foi escrito por Vanessa Martinelli (fofa e atenciosa), nos dando o conselho de realizar a leitura com olhos de meninos e meninas de treze anos.


Título: Amigos Inimigos;
Autor (a): Vanessa Martinelli;
Páginas: 104;
Editora: Novo Século/Talentos da Literatura Brasileira;


"Maria e Jack eram amigos quando criança. Daqueles que se dorme na casa e brinca das mesmas coisas. Mas eles cresceram e a idade esmoreceu a amizade. Tomaram direções opostas. Demais até. E você? Já teve um amigo-inimigo?"






Mesmo sendo um livro breve, "Amigos Inimigos" nos conta a história de Maria e Jack, dois adolescentes que já foram melhores amigos quando crianças, mas conforme foram crescendo, separaram seus caminhos; de maneira completa e com o aparente objetivo de demonstrar as crises, intrigas e pensamentos pré-adolescentes, de forma a ajudar quem passa ou passará por isso a atribuir um sorriso ao rosto por saber que não está sozinho.


Vanessa escreve de maneira simples e fluida, expondo de maneira divertida os conflitos que por vezes nós mesmos criamos quando adolescentes, e o que é mais surpreendente e louvável, completa os raciocínios e situações com pensamentos e ideias que condizem com as relações e percepções juvenis. As coisas acontecem de forma rápida, opiniões são mantidas por teimosia e a impulsividade está presente com tramoias e aventuras.

Há quem venha a argumentar que algumas situações são exageradas e não condizentes com a realidade, mas a isso eu digo: se você estivesse no lugar de outra pessoa analisando sua vida, acreditaria em tudo ou veria pequenas coisas como surreais e estranhas? Pense nas diferentes realidades e personalidades e permita-se incorporar nessa bela mescla que a autora criou, sabendo expressar as diferenças sem que elas se tornassem passíveis de favoritismo ou ofensa e abordando também dilemas familiares, como pais ausentes, mães que sustentam seus filhos sozinhas e pouca (ou falsa) atenção e compreensão em um lar.

Mas vamos à parte mais interessante de meus comentários. Tenho comigo que o fato de se ler pode juntar duas coisas básicas para nosso bem-estar: conhecimento e entretenimento. E com "Amigos Inimigos", tal coisa tornou-se realidade. Podemos encontrar graça nas menores situações e palavras, sem parecer forçado.

Uma coisa que me esqueci de mencionar logo acima é que a linguagem adotada pela Vanessa para escrever, apesar de simples e de uso comum, não possui gírias em sua jovialidade, liberando-nos de possíveis problemas de compreensão (acreditem, algumas gírias não fazem sentido para mim nem depois de saber seu significado) e habilitando o livro para ser lido por qualquer pessoa, de qualquer idade e tempo.

Enfim, o resultado do trabalho de D. Martinelli foi um livro de uma narrativa rápida com uma história comum, divertida além da conta, que pode ser livro por todos que tiverem a facilidade de conectar-se com seu eu mais jovem ou ao que considera-se o estereótipo juvenil atual.

Por hoje era isso! Queria deixar um abraço junto de agradecimentos para a Vanessa, e deixar avisado a todos que haverá resenha da continuação da história, "Amigos Inimigos: A Formatura", no próximo mês!

Um beijo a todos e ótimas leituras!

Comentários

  1. Esses livros teen são divertidos, dá mó sensação de nostalgia, felizmente não tive nenhum amigo que se tornou um inimigo. Esse livro me lembrou "A Garota do Outro lado da Rua", um romance teen de uma autora nacional que li a pouco tempo. XD
    Lary, vc está escrevendo muito bem! Adoro esse blog rs Bjuu
    http://coisasdebelaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá leitor!!!
Obrigada por dividir sua opinião :*
Saiba que seu comentário muito provavelmente vai me deixar (Laryssa) pulando de alegria (literalmente, sou beeeeem exagerada :p).
Se você quiser que ele seja respondido, deixe um link, caso contrário, eu o responderei aqui mesmo no blog, tudo na medida do possível.
Beijoooooos *-*

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Enquanto Houver Vida Viverei - Laryssa e Milena

Resenha: Letras Finais - Luís Dill - Gui

Resenha: A Outra Face - Deborah Ellis - Gui